39

anos

Uma história feita de afeto

voltar

1979

 

Março de 1979 marca o início das atividades da Escola Umbrella. A Tia Glória, como é carinhosamente chamada por todos, realiza o seu grande sonho. Diariamente, Tia Glória encontra-se no portão da escola recebendo os alunos, atitude que adota há mais de 35 anos. A sua determinação e carinho foram essenciais para os primeiros anos da escola.

1989

Mudança para a sede atual, construída especialmente para atender às necessidades de nossos alunos.

1992

Após 13 anos de Ensino Infantil, a Umbrella abre as primeiras turmas de Ensino Fundamental, pensando em dar continuidade ao trabalho iniciado com as crianças e atendendo ao pedido de algumas mães, satisfeitas com o trabalho realizado pela escola.

1995

A Umbrella passa a oferecer o Espaço Alternativo, serviço opcional que pode ser contratado de acordo com a necessidade dos pais. Flexibilidade de horários e mais comodidade para os pais de alunos.

1999

A escola adota o Ensino Bilíngue, dando importância especial ao aprendizado do inglês.

A supervisora de Educação Infantil, Anna Carolina, participa do primeiro ano do Curso de Atualização Profissional para coordenadores, oferecido pela Escola da Vila (SP) uma das mais conceituadas do Brasil. No ano seguinte, além de dar continuidade ao curso, estabeleceu uma parceria com a escola. Hoje, contamos com a supervisão pedagógica da Escola da Vila.

2003

Em 2003, a supervisora Anna Carolina Jordan participa de uma viagem pedagógica a Buenos Aires, para fazer o módulo internacional do Curso de Formação de Coordenadores da Escola da Vila. Em outubro de 2004 viaja até Barcelona para participar da segunda excursão, aperfeiçoando os seus estudos e dando continuidade ao projeto da Umbrella. Em 2004, as crianças foram presenteadas com um lindo mini-zoológico (que chamou atenção até da imprensa), com animais de diversas espécies que alegram o bosque.

2005

A supervisora Anna Carolina Jordan retorna à Buenos Aires, para participar pela terceira vez da viagem pedagógica. Neste ano também foi iniciado o Projeto de Educação Socioambiental na Umbrella, reforçando nos conteúdos a consciência ambiental. Com o apoio da ONG Ecoplan e assessoria do Portal Ambiente Brasil, a escola passa a aprofundar os conhecimentos para serem retransmitidos às crianças. Nos dois últimos anos a escola passou por modificações na sua infraestrutura, para oferecer um espaço cada vez mais seguro e confortável para as crianças.

2006

As crianças encontram uma escola mais alegre, com muitas novidades. Além das cores mais vibrantes, na pintura dos espaços externos, a escola ganha novos espaços como as salas especiais no bosque, de inglês e artes. Seguindo um modelo espanhol, a Umbrella implementou um novo conceito de brincadeira com um tanque de areia para atividades de experimentação.

A proposta ambiental iniciada em 2005 ganha força, tornando-se tema comum a todas as turmas, que elegeram subtemas de trabalho intensificando ainda mais o aprendizado.

A Umbrella adquire um amplo terreno situado ao lado da escola e dá início à construção do novo prédio do Ensino Fundamental e à ampliação do bosque.

2007

Brincar é o nosso lema! O tema passa a reger todos os momentos na escola e a brincadeira se torna fundamental. As nossas salas foram reformadas e ficaram muito mais arejadas. A equipe continua passando pela reciclagem e cursos em parceria com a Escola da Vila. O Ensino Fundamental ganha um novo prédio com amplos espaços.

A diretora Tia Glória recebe o "Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná", da Assembleia Legislativa. Naquela oportunidade, foram homenageados aqueles se destacaram nos variados segmentos produtivos da sociedade, pelo valor do trabalho que desenvolveram em prol da coletividade.

2008

De 1979 a 2008 muita coisa mudou. A Umbrella teve sua estrutura física e humana ampliada e seu projeto pedagógico aperfeiçoado. A escola se desenvolveu tecnologicamente. O Ensino Fundamental ganhou novas salas, com equipamentos de áudio e vídeo e computadores avançados.

Apesar de toda essa evolução, há algo na Umbrella que não tem mudado durante esses anos: o ensino com amor. A escola abriu as suas portas seguindo essa filosofia e manteve os seus valores iniciais a cada nova etapa. Com esse propósito, estabeleceu um lema a ser seguido em 2008: o Resgate da Raiz. Toda a equipe Umbrella está unida para reforçar a filosofia da escola. Cada funcionário é instruído a não abrir mão de um ensino que valorize o aluno como ser humano e que necessita ser educado com amor.

Diversos foram os eventos dos quais Anna Carolina Jordan participou e que abordaram o tema da formação de educadores. Entre eles, estão: um encontro com o reitor da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa, palestra com a presidente do Conselho Nacional de Educação de Portugal, Ana Maria Bittencourt, palestra com o Doutor em Ciências da Educação, Rui Canário, além de várias visitas a escolas públicas e particulares do país.

De acordo com Anna Carolina, os sistemas europeus de educação são conhecidos pela qualidade e eficiência que oferecem. No continente, a supervisora pedagógica foi marcada pela importância da investigação profissional na formação de professores. "Foi comentado sobre a necessidade de as escolas acompanharem o desenvolvimento profissional de seus professores, alimentando a qualidade e a curiosidade deles", ressalta Carolina.

A criação de uma cultura de colaboração entre os professores foi outro ponto levantado nos eventos dos quais a pedagoga participou em Portugal. Os palestrantes ressaltaram as vantagens do desenvolvimento de uma ajuda mútua entre esses profissionais. Anna Carolina se sentiu satisfeita ao identificar essa cultura na Umbrella. "A escola tem incentivado o trabalho colaborativo. Durante todo o ano, os professores participam de reuniões semanais onde a troca de experiências e as contribuições individuais são apresentadas".

De volta ao Brasil, Anna Carolina se diz mais motivada do que nunca. "Estamos no caminho certo. Os nossos professores têm a formação inicial e, agora, precisamos dar continuidade a este trabalho. Tudo para o crescimento do sistema educativo da nossa escola".

2011

A Supervisora Pedagógica Anna Carolina Jordan viaja para a Europa em busca de aperfeiçoamento sobre a formação de professores.

Entre 28 de abril e 8 de maio, Anna Carolina Jordan passa por Portugal onde a pedagoga participa de palestras, encontros e visitas acadêmicas sobre os desafios da formação de professores.

As experiências vividas na Europa e os conhecimentos adquiridos com os profissionais de lá, são aplicados na Umbrella, enriquecendo ainda mais o trabalho da instituição.

2012

Vitórias do "Umbrella English Program"

O fim do ano de 2011 foi revolucionário para a Escola Umbrella, no que diz respeito ao ensino de inglês. Um importante passo foi dado e trará, com ele, ainda outras conquistas que beneficiarão os alunos da escola. Tudo isso porque uma antiga demanda das famílias dos estudantes da Umbrella foi atendida. Uma inovadora proposta na língua inglesa que tem trabalhado em paralelo com o aprendizado já oferecido no período letivo da instituição, foi inaugurado.

Conheça melhor esse projeto

O novo Umbrella English Program acontece pelas manhãs e é voltado, especialmente, para os alunos da escola. Nele, por meio de aulas divertidas e centradas na qualidade do aprendizado, o aluno da escola ampliará suas experiências com a língua inglesa de uma maneira agradável e extremamente educativa. O aluno matriculado terá aulas de duas vezes a cinco vezes por semana, das 9h às 11h30. In our Full-Time English school, children are encouraged to learn in a friendly and caring environment, just like Umbrella does in the afternoons. We have designed a program that provides a dynamic and exciting educational experience.

2013

Buscar referência em educação internacional, já virou tradição na Umbrella. Há mais de 10 anos nossa escola atualiza-se no que há de mais moderno em educação em diferentes lugares do mundo. Este ano, durante o mês de maio, a supervisora pedagógica da Umbrella, Anna Carolina Jordan, foi à Itália em busca do conhecimento na área, priorizando a criança e a educação de forma a formar seres humanos. No país, a pedagoga participou de palestras, encontros e visitas acadêmicas sobre os desafios da formação de professores. As experiências vividas na Europa e os conhecimentos adquiridos com gabaritados profissionais de lá, serão aplicados aqui, na Umbrella e, por certo, enriquecerão ainda mais o trabalho da instituição.

"Foi uma semana de surpresas, aprendizado e trocas de experiências com Atelieristas, profissionais da área de toda a América Latina e Europa. A cada diálogo a vontade era maior de estudar, pesquisar e implantar. As conexões e interconexões no mundo são muito mais forte do que possamos imaginar. A principal mensagem desta experiência é a de que somos capazes de construir um lugar em que as crianças tenham prioridade, sejam preservadas e amparadas. Basta acreditar, lutar e promover ações. Toda a questão da ética, a formação de professores, o ambiente como 3º educador, o currículo flexível nos ajudam a entender o trabalho realizado em escolas italianas. Agora, acredito ainda mais no processo individual de cada criança, alimentando sua curiosidade e respeitando seu tempo para que aprenda, seja feliz!" relata a supervisora Anna Carolina Jordan.

No sábado que sucedeu a sua viagem, um curso foi ministrado a todos os profissionais da Umbrella que participaram em peso. Todo o conhecimento adquirido foi compartilhado. Durante o curso, os professores participam trocando de experiências.

Mais motivada do que nunca, a supervisora Anna Carolina complementa: "Estamos no caminho certo. Nossos professores têm a formação e, agora, precisamos dar continuidade a este trabalho. Tudo para o crescimento do sistema educativo da nossa escola".

2014

Umbrella - 35 Anos

Umbrella completa 35 anos tornando-se referência em Educação no Paraná dentro de uma caminhada sólida baseada no amor e respeito à infância.

2015

Ecoumbrella

Inaugurado o Ecoumbrella Passaúna, um espaço para a educação e vivência ambiental, pedagogia outdoor e a celebração da liberdade necessária a Infância!

Formação Continuada

Viagens Pedagógicas para os Estados Unidos e Espanha

Intercâmbio na Espanha

A Umbrella visitou escolas espanholas que são referência em educação global progressista, aprendendo e compartilhando novidades.

2016

Formação Continuada

Viagem Pedagógica ao Peru

2018

A escola torna-se referência em alimentação saudável, inclusive saindo em reportagens na TV que mostram a iniciativa em privilegiar orgânicos, itens com redução de sal e açúcar, farinhas boas e alimentos frescos e naturais.

2017

Formação Continuada

Viagens Pedagógicas a Reggio Emilia, França, Finlândia, Dinamarca, Rússia, Holanda e Suécia.

2019

Lançamento do Fundamental II, com a abertura de turmas de 6º Ano. A escola comemora um espaço completamente novo para este nível, onde a conexão com a natureza se faz presente, além de salas exclusivas para o aprofundamento de ciências, arte e cultura.